Pretendemos con éste nuestro trabajo, introducir una nueva métrica en las ciências de la naturaleza es decir en todos aquellas que se basan en la observación y experimentacion y que dependen, por tanto, de medidas, estando asi sornetidas al control numérico siempre, lo cual permite sechazar o admitir una hipótesis contrastándo la con Ia realidad. La Termodinâmica,
la Economia, la Biologia, la Psicofisica, la Cibernética e otras muchas ciências entran de Ueno en nuestro domínio.
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J. Gallego Diaz |
A lei de Hauber ou lei dos conjuntos fechados pode considerar-se um teorema sobre teoremas cujo enunciado é o seguinte: «Se num teorema estabelecermos todas as hipóteses possíveis e elas conduzirem a teses distintas e cada uma excluindo todas as outras, os teoremas recíprocos deduzidos do teorema considerado são todos verdadeiros». Vamos apresentar uma demonstração da lei de Hauber pela Álgebra de Boole.
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Maria Teodora Alves |
É sabido que qualquer arco duma cónica não é rectificável: assim o comprimento dum arco de par bola depende duma função logarítmica , e de transcendentes elípticas o duma cónica centrada. Todavia é susceptível de expressão algébrica a diferença de comprimento de inúmeros arcos de uma cónica, e alem disto
há uma infinidade de arcos seus rectificáveis. Indico os principais teoremas conhecidos na matéria.
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Duarte Leite |
Trata a Aritmética do estudo das propriedades dos números e a sua construção pode fazer-se de vários modos de acordo com a maneira como é introduzido o conceito de número, mas em todos eles ordenando devidamente as proposições que formam o corpo da teoria. Para essa ordenação deve ter-se em conta que no desenvolvimento duma teoria dedutiva, como é a Aritmética , o reconhecimento da verdade duma proposição, isto é a sua demonstração, se obtém como consequência lógica de outras, anteriormente reconhecidas verdadeiras. A demonstração faz-se assim à custa de todas ou parte das proposições que antecedem aquela cuja verdade se quer reconhecer, e, por isso, torna-se evidente que tem de existir uma ou mais proposições iniciais que, por serem as primeiras, não poderão demonstrar-se.
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J. da Silva Paulo |
Os actuais programas do Ensino Liceal incluem alguns assuntos que ou não são tratados ou são muito mal tratado nos livros até há pouco adoptados. Pareceu-nos, portanto, que poderia ter interesse a publicação de um estudo correcto de alguns destes assuntos. E assim, julgamos de particular importância a consideração de certos pontos dos programas de Álgebra (6.° e 7.º anos) onde as ampliações a programas anteriores mais se fizeram sentir.
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Laureano Barros |