206

Número: 206 |
Conteúdo reservado a assinantes

Data de Publicação: Julho de 2025
O Lugar do Autodidatismo na Matemática Contemporânea
Que novas possibilidades e que limitações se apresentam ao matemático autodidata dos nossos tempos

Conteúdo reservado a assinantes
| Autor(es): Paulo Saraiva |
Voltando a Dudeney: A Recreação Matemática como Motor para Novos Avanços Matemáticos
Um problema de Henry Dudeney que tem dado que pensar aos matemáticos: Qual é o número mínimo de peças necessárias para cortar um triângulo equilátero e reorganizá-las num quadrado?

Conteúdo reservado a assinantes
| Autor(es): Helder Pinto |
Paul Wolfskehl e o Último Teorema de Fermat
O Prémio Wolfskehl foi criado para quem conseguisse demonstrar o último teorema de Fermat. Iremos ver a história de quem o criou e porquê.

Conteúdo reservado a assinantes
| Autor(es): José Carlos Santos |
Ações de Grupos Finitos no Toro n-Dimensional: O Exemplo do Quociente Estendido
Um matemático, um físico e um químico encontram-se e alguém pergunta qual a estrutura algébrica com mais aplicações nas respetivas áreas. Ao contrário das histórias habituais, é provável que a resposta seja a mesma: a teoria dos grupos.

Conteúdo reservado a assinantes
| Autor(es): Gastão Bettencourt | Sérgio Mendes |
Sobre Adília Lopes
Notas inesperadas sobre uma poetisa singular – que unia o erudito ao quotidiano e a literatura à matemática.

Conteúdo reservado a assinantes
| Autor(es): Pedro J. Freitas |
Reflexões sobre uma Construção de Dudeney
A que triângulos se pode estender a decomposição de Dudeney, de um triângulo equilátero em quatro polígonos que também formam um quadrado?

Conteúdo reservado a assinantes
| Autor(es): António Guedes de Oliveira | Rui Duarte |
Aritmética Etíope
O relatório de Leo Bond Roberts, da companhia de construção naval Merritt-Chapman & Scott, de Nova Iorque, relativo aos anos 1929-1931, contém uma descrição pormenorizada de um algoritmo multiplicativo que aprendeu num mercado etíope. O autor nota, há cem anos, que o método se baseia na manipulação de pedrinhas em covas no chão. Já tínhamos encontrado um procedimento conceptualmente semelhante, no Egipto Antigo. Em ambos, o recurso à tabuada é desnecessário. Neste texto, analisamos o procedimento e mostramos como se adapta facilmente também à divisão.

Conteúdo reservado a assinantes
| Autor(es): Jorge Nuno Silva |
Uma Nuvem de Esferas – um Novo Modelo de Classificação Automática
O modelo aqui apresentado foi proposto no artigo "A Classification Method Based on a Cloud of Spheres", publicado na revista Euro Journal on Computational Optimization e foi-lhe atribuído o Prémio Marguerite Frank para o melhor artigo de 2023 desta revista. Este modelo constitui uma nova proposta na classificação automática, com vantagens em termos de transparência face a outros métodos, que, apesar de produzirem bons resultados, funcionam como uma caixa preta. A ideia principal consiste na definição da superfície de separação entre duas classes, através de uma nuvem de esferas conectadas.

Conteúdo reservado a assinantes
| Autor(es): Paula Amaral | Tiago Dias |
HABEMUS PAPAM
Entre a fé e a razão: reflexões a propósito de um Papa com formação matemática.

Conteúdo reservado a assinantes
| Autor(es): Nuno Camarneiro |
José Miguel Urbano: Um Matemático entre Culturas
José Miguel Urbano, natural de Coimbra, nasceu em fevereiro de 1970 e é uma referência na matemática portuguesa e internacional. É professor catedrático no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra (DMUC) desde 2009 e, desde 2022, professor de Matemática Aplicada e Ciências Computacionais na King Abdullah University of Science and Technology (KAUST), na Arábia Saudita.

Conteúdo reservado a assinantes
| Autor(es): Ana Mendes | Teresa Monteiro Fernandes |